29 de dez. de 2010
23 de dez. de 2010
Siga o Olhar Circular no Twitter
Estamos no TWITTER!!! O mais novo meio de comunicação do Projeto!!! www.twitter.com/olharcircular
19 de dez. de 2010
17 de dez. de 2010
Coluna de Notícias
Agora no blog do Projeto Cultural Olhar Circular você conta com uma coluna especial de notícias sobre fotografia! Para ler é só clicar na imagem FIQUE DE OLHO. Toda a semana uma notícia nova! Aproveite!
16 de dez. de 2010
Olhar Circular visita Exposição de bonecos
3 de dez. de 2010
Matéria Expo Final
A segunda edição do projeto cultural de fotografia digital e fotojornalismo “Olhar Circular: uma visão do jovem sobre a sua cidade”, lança cartão postal em exposição final, a partir do dia 08 de dezembro, no Instituto Cultural Companhia Bella de Artes (Ed. Manhattan).
A fotografia que ilustra o cartão postal foi escolhida entre as mais de 400 imagens feitas pelos 100 participantes do projeto, através de voto popular em enquete realizada em blog. A foto é de autoria de Rafaela Dutra e mostra um ângulo muito especial do Monumento Minas ao Brasil, localizado na Praça Pedro Sanches.
Olhar Circular foi desenvolvido através da Lei Municipal de Incentivo à Cultural de Poços de Caldas, com o incentivo institucional da Prefeitura e incentivo cultural da GMAF – Assessoria e Informática e do Banco Mercantil do Brasil, pelas jornalistas Valéria de Freitas, coordenadora, e Bibi Rodriguez, monitora.
Durante o ano de 2010, na Cia Bella de Artes, o projeto ofereceu aulas de fotografia digital e fotojornalismo, com uma concepção artística, o que resultou em um álbum de fotos inédito e original de imagens da cidade de Poços de Caldas, que pôde ser visto em quatro mostras, em três varais fotográficos, em quatro painéis, em mais de 10 vídeos e acompanhado através de blog na internet.
O projeto contou ainda com a participação do fotógrafo Renato Soares, que acompanhou todo o processo de realização e apresentou palestra aos participantes. Olhar Circular, segundo a coordenadora, foi baseado nos trabalhos dos grandes mestres da fotografia internacional e nacional. “Os participantes puderam conhecer obras de fotógrafos importantes. Nossa intenção não foi a de formar profissionais, mas sim incentivar o olhar crítico dos participantes, assim como exercitar o olhar sobre o patrimônio cultural do município”, explica Valéria de Freitas.
Entre aulas teóricas e práticas, os participantes fotografaram os principais pontos turísticos da cidade, pessoas no terminal urbano, feiras livres e um panorama interessante sobre fotojornalismo, que poderá ser visto na última exposição do projeto.
Para o encerramento do projeto, além do lançamento do cartão postal, a organização planejou uma distribuição coletiva das fotos e do cartão postal, no último varal fotográfico programado para acontecer no dia 15 de dezembro, na Praça Pedro Sanches, no final da tarde.
As jornalistas pretendem continuar o projeto no próximo ano, e atender maior número de pessoas da comunidade. Para isto, encaminharam o projeto para análise da Lei Municipal de Incentivo a Cultura, e aguardam o resultado. Caso o projeto seja aprovado, novas inscrições estarão abertas a partir de fevereiro de 2011. O curso é gratuito e não é necessário ter máquina fotográfica digital, que são disponibilizadas pelo projeto.
Para conhecer o projeto na integra basta acessar o blog www.olharcircular2edicao.blogspot.com. Maiores informações: (35) 9922.0640 ou 9115.7802.
2 de dez. de 2010
30 de nov. de 2010
Exposição
Não esquece!!! Dia 08 começa a nova exposição do projeto, na galeria da Cia Bella, o tema agora é fotojornalismo. Tá imperdível!! Mais de 100 imagens de Poços de Caldas!
26 de nov. de 2010
10 de nov. de 2010
A escolhida
A foto "Braços abertos para a liberdade", de Rafaela Dutra, foi a escolhida para ilustrar o Cartão Postal da 2ª Edição do Olhar Circular!!!
15 de out. de 2010
24 de set. de 2010
11 de set. de 2010
Projeto Olhar Circular traz Renato Soares para ministrar palestra
Por Valéria Freitas
O fotógrafo profissional tem levado aos quatro cantos do mundo o talento mineiro através das imagens captadas por suas lentes.
Dentro das atividades do Projeto acontece na quarta-feira, dia 22, das 16 às 18 horas, no teatro do Instituto Cultural Companhia Bella de Artes palestra com o fotografo profissional Renato Soares. "Antropologia Visual - O estudo do homem através da imagem" e o ingresso custa R$ 5,00. O Instituto fica na rua Prefeito Chagas, Edifício Machattan- PL.
Conheça Renato Soares
O gosto pela Arqueologia e Museologia foi uma conseqüência natural da ligação íntima com os povos indígenas que Renato Soares teve quanto esteve em viagem às regiões Norte e Centro-oeste do Brasil, e que resultou no livro “Krahô, os Filhos da Terra”. Renato é um talento mineiro que vêm se destacando no cenário das artes visuais. Fotógrafo e documentarista da arte e cultura brasileiras, que desde 1986 percorre regiões insólitas e não menos belas do território nacional para registrar a diversidade biológica de plantas e animais; grupos étnicos com seus ritos e costumes; o povo de cada canto no caldeirão de raças e tradições do País.
Entre os trabalhos de museologia destacam-se as publicações dos livros: Pavilhão da Criatividade da Fundação Memorial da América Latina – SP 1999, e Sondagem na Alma do Povo – Acervo de Arte Popular Brasileira do Museu Edison Carneiro – RJ 2005.
Desenvolveu grande pesquisa em Minas Gerais sobre a arte religiosa de Mestre Athaíde. No Amazonas, trabalhou junto ao Departamento de Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz, que investiga a endemia da Doença de Chagas na região do Alto e Médio Rio Negro. Foi colaborador da “Scientific American” Brasil e atualmente tem publicado em revistas de grande expressão editorial, como a National Geographic. Suas imagens da biodiversidade amazônica e de rituais indígenas ganharam o mundo, por meio das exposições Amazônia Brasil - Palais de la Découvert - A Espace Amazonie e a Réalité et Futur, Ano do Brasil na França - Paris, e O Último Kuarup (Xingu) mostra de painéis fotográficos sobre o Kuarup do sertanista Orlando Villas Bôas, em Los Angeles - 2005. No Brasil, a mesma exposição esteve no Masp, Museu de Arte de São Paulo, por ocasião do lançamento do livro póstumo de memórias “Orlando Villas Bôas - Histórias e Causos” - Editores FTD, Out.2005.
Renato Soares busca, além da perfeição estética das imagens, expressar a história que existe por trás do objeto fotografado. O fotógrafo reúne atualmente mais de 250 mil fotografias captadas por suas lentes em viagens que traçam um perfil sócio-ambiental do país. A biodiversidade amazônica e do cerrado, bem como etnias que habitam o Norte e o Centro-Oeste brasileiro, tem sido temáticas constantes. O folclore, a arte popular, a arquitetura e a caracterização de costumes regionais também ganham especial destaque no acervo. Vale ressaltar seu criterioso trabalho de documentação científica e museológica. Suas mostras já percorreram vários estados brasileiros e outros países.
MAR E OURO DE MINAS – NOVO LANÇAMENTO
Nos últimos dez anos, Renato Soares dedicou-se também a um projeto pessoal, o de mostrar a beleza geográfica e a cultura popular de uma região particular no sul de Minas Gerais, carinhosamente chamada de Mar de Minas. O sonho antigo materializou-se numa bela obra fotográfica. O livro Mar de Minas, produzido pela Editora Empresa das Artes, traz mais de 170 imagens distribuídas em 236 páginas. Com textos poéticos, a publicação é um presente para os olhos e outros sentidos, ao despertar lembranças que remetem à infância na roça, ao carro de boi, à lida no campo - às lavouras do milho, do café e do tabaco -, às festas populares e religiosas, aos quitutes mineiros e às águas que um dia chegaram e cobriram terras. Atualmente Renato Soares trabalha no projeto fotográfico que traduz a riqueza da cachaça mineira. As fotografias são um retrato dos alambiques do Estado e desta riqueza brasileira, que é bem a cara de Minas. As fotos traduzem bem a cultura artesanal da elaboração da bebida no livro do fotógrafo que irá se chamar Cachaça - Ouro de Minas.
21 de ago. de 2010
14 de ago. de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)